Há o campo em que os agricultores trabalham e utilizam nossas máquinas. E há o campo da tecnologia agrícola, onde estão os fabricantes de equipamentos como a AGCO. Estamos fazendo de tudo para que eles sejam um só.
“Para os agricultores. Para as pessoas que trabalham para a agricultura. Para nós. Para o futuro”.
Devido às oportunidades de mais retorno sobre investimento e na colheita, os especialistas afirmam que o armazenamento de grãos na fazenda continuará a aumentar e deverá ser um componente-chave do plano de comercialização de grãos de qualquer agricultor.
"As operações agrícolas de hoje enfrentam riscos não apenas em virtude de preços de commodity flutuantes, mas também dos preços dos insumos, variação na produção e outros fatores que forçaram os produtores a obter um maior conhecimento do mercado", afirma o consultor ag Adam Dryer, da Blue Reef Agri-Marketing, Inc., sediada em Morton, Ill, EUA. "Vemos uma tendência para um armazenamento em fazenda nos últimos anos porque os produtores entendem que eles podem embolsar mais dinheiro".
Alavancando a oferta e a demanda para um maior potencial de lucro
Dryer explica que a economia do armazenamento em fazenda pode funcionar em benefício dos agricultores de duas formas:
Demanda do mercado, receita da fazenda impulsionando investimento em armazenamento
A necessidade cada vez maior de um fornecimento de grãos consciente aos processadores, instalações ferroviárias e fábricas de etanol no centro-oeste dos EUA é outro fator que apoia um maior armazenamento em fazenda. Especialistas em comercialização de grãos afirmam que o armazenamento em fazenda é uma das chaves para garantir que os agricultores consigam capitalizar nessa oportunidade, o que está sendo em parte impulsionado pela forte demanda por alimentos para o homem e para animais.
Michael Gunderson, professor associado de economia agrícola na Universidade de Purdue, observa que um maior rendimento agrícola nos últimos cinco anos também está estimulando o armazenamento em fazenda. "Com os preços de terras atingindo níveis recordes, os agricultores têm feito investimentos para melhorar suas terras, e muitos veem a adição do armazenamento de grãos como uma oportunidade sólida", observa o Dr. Gunderson, que também atua como diretor associado do Centro de alimentos e negócios agrícolas de Purdue.
Maior flexibilidade e menor perda de grãos
Ter acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, a seu próprio sistema de armazenamento também permite que os produtores retirem sua safra do campo rapidamente, quando as condições forem ótimas, reduzindo o potencial para perda de receita e lucros, de acordo com Scott Becker, gerente da operação de vendas da GSI (Grain Systems, Inc.), líder em fornecimento de equipamentos de manuseio, condicionamento e armazenamento de grãos.
"Evitar quaisquer possíveis atrasos devido à espera em filas ou horários de recebimento limitados em sua unidade de grãos reduz a chance de perda de grãos devido ao vento, qualidade dos talos e ressecamento no campo", afirma Becker. "Grãos que ficam muito tempo secando no campo têm um maior potencial para danos e perda de carga, bem como um menor peso de teste".
Reduzir os obstáculos à colheita também pode ajudar a reduzir os custos. "Maximizar a velocidade da colheita pode reduzir a necessidade de carretas transportadoras de grãos, caminhões graneleiros e operações excedentes", diz Becker. "Em vários casos, os clientes conseguiram vender metade após investir em um novo sistema moderno de armazenamento de grãos completo com secagem e manuseio de grãos".
SOBRE A GSI
A GSI (Grain Systems Inc.), uma marca global da AGCO (NYSE: AGCO), é líder no setor e fabricante de silos agrícolas de aço, silos de grãos para armazenamento comercial e silos de grãos. Além disso, a GSI oferece as secadoras de grãos mais avançadas do setor e uma grande seleção de sistemas de manuseio de materiais, incluindo elevadores de balde e esteiras, varredoras de silo de grãos e sistemas "chain loop". A GSI também é uma fabricante de linha completa de sistemas de produção de proteína animal. Com mais de 40 anos de conhecimento técnico no setor, a GSI é sua fonte confiável e comprovada para soluções inovadoras para o agronegócio de grãos e proteína.