Há o campo em que os agricultores trabalham e utilizam nossas máquinas. E há o campo da tecnologia agrícola, onde estão os fabricantes de equipamentos como a AGCO. Estamos fazendo de tudo para que eles sejam um só.
“Para os agricultores. Para as pessoas que trabalham para a agricultura. Para nós. Para o futuro”.
Em ranking divulgado hoje (2) com os 90 maiores exportadores do Sul, companhia ficou entre os destaques e conquistou a primeira posição na categoria setorial de equipamentos agrícolas
Florianópolis (SC), 2 de outubro de 2015
A AGCO ficou em primeiro lugar na categoria “Campeãs por Setor” – do Prêmio Sul For Export – criado pelo Instituto e Revista AMANHÃ com base nos indicadores oficiais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A companhia foi agraciada porque apresentou melhor desempenho entre as fabricantes de máquinas agrícolas, exportando, em 2014, mais de US$ 247 milhões. O grupo também foi reconhecido na divisão que avaliou os “Maiores Exportadores” da Região Sul.
Para Bernhard Kiep, vice-presidente de marketing, pós-venda, gestão de produtos e desenvolvimento de concessionárias AGCO para a América Latina, o cenário atual de exportações é ainda mais positivo, pois o câmbio tem tornado os produtos brasileiros mais competitivos, tanto que este ano o grupo passou a exportar para países com os quais ainda não mantinha relacionamento, como o México, por exemplo. “Hoje temos mais condições de entrar em novos mercados. Os agricultores estão interessados em nossos produtos e observando esse movimento. Por isso, temos tudo para acreditar que os números de exportações deste ano serão ainda maiores que os anteriores. Hoje, na AGCO, as vendas para o exterior representam 18% da produção, mas estamos trabalhando para ampliar esta porcentagem”, afirma Kiep.
Vale ressaltar que os números de mercado (de janeiro a agosto de 2015) comprovam que a AGCO é responsável por 72% das máquinas agrícolas exportadas, se consagrando como a maior exportadora do Brasil e América do Sul no segmento.
Sobre a premiação
Realizado nesta sexta-feira (2), no auditório da Fiesc, em Florianópolis (SC), o Prêmio Sul For Export foi entregue durante o encerramento do 1° Fórum de Comércio Exterior do Sul, organizado pela revista AMANHÃ em parceria com as federações das indústrias do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
No encontro foi divulgado o ranking com os 90 maiores exportadores do Sul e realizada a entrega da premiação para empresas que se destacaram em três categorias: “Maiores Exportadores”, “Campeãs por Setor” e “Empresas que Mais Exportaram pelo Sul entre 2012 e 2014”.