Há o campo em que os agricultores trabalham e utilizam nossas máquinas. E há o campo da tecnologia agrícola, onde estão os fabricantes de equipamentos como a AGCO. Estamos fazendo de tudo para que eles sejam um só.
“Para os agricultores. Para as pessoas que trabalham para a agricultura. Para nós. Para o futuro”.
Em palestra concorrida, representante detalhou o ConectarAgro, iniciativa para promover a conexão 4G nas regiões do agronegócio brasileiro
A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) recebeu no dia 12 de setembro o Inova Agro POA, evento que reuniu empresários, investidores, estudantes, agricultores e startups em atuação no campo agrícola para discutir o futuro do agronegócio brasileiro. O supervisor de marketing do produto FUSE da AGCO, Niumar Aurélio, foi o representante da iniciativa ConectarAgro, que reúne oito empresas no intuito de melhorar a infraestrutura de rede no campo.
Na palestra “ConectarAGRO: viabilizando a Agricultura 4.0 no Brasil”, Aurélio destacou os avanços esperados com a iniciativa. “Estamos em busca do objetivo inicial de atingir 5 milhões de hectares cobertos por serviços de conectividade. Isso representa cerca de 10% da área cultivada brasileira. Deste total, 1 milhão de hectares são em área de pequenas propriedades. Posteriormente, seguiremos avançando para promover tecnologias abertas, abrangentes a soluções de automação no campo”.
O ConectarAGRO é uma iniciativa que, com base na visão comum e colaboração entre empresas, visa contribuir e estimular a expansão do acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas brasileiras, dando direção e segurança para que os agricultores possam adotar tecnologias onde a conectividade é necessária.
A iniciativa ConectarAGRO surgiu a partir de um problema enfrentado pelo agricultor e empresas do setor, que é a falta de rede e internet no campo que possibilite que o produtor utilize e tenha acesso efetivo às soluções tecnológicas hoje ofertadas no mercado. O engajamento de várias empresas permitirá uma análise 360° do problema, bem como a promoção de solução tecnológica, com o propósito de ter redes de acesso que apresentem viabilidade técnica e econômica de implantação em grande escala. AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble são as empresas que compõem o ConectarAgro.